NiTletter
Fora de casa
NEW iN ROCKWATTLET'S ROCK

Na cidade

Nova residência universitária de Beja foi totalmente mobilada pelo IKEA

O edifício tem capacidade para acolher mais de 500 estudantes. Também dispõe de ginásio, sala de estudo, cozinha, entre outros.

O Instituto Politécnico de Beja terá uma nova residência universitária, com capacidade para 503 estudantes. Está previsto que seja inaugurada ainda este mês, no início do novo ano letivo. A novidade traz ainda uma particularidade especial: é que os espaços foram inteiramente mobiliados e decorados pelo IKEA.

O novo edifício dispõe de 327 unidades de alojamento, distribuídas entre quartos individuais, duplos e estúdios. Cada estudante irá pagar entre 100 a 120 euros, de acordo com a opção de quarto escolhida. Há ainda 15 quartos adaptados para pessoas com deficiência.

Os estudantes vão poder aproveitar uma série de espaços comuns como salas de estudo, cozinhas, lavandaria e um ginásio. O projeto foi desenvolvido pelo Grupo Casais em parceria com a IKEA, responsável por todo o mobiliário utilizado na residência, num valor total de 500 mil euros.

A colaboração entre as duas empresas começou em 2023, com a apresentação da Tiny House no Centro Comercial Nova Arcada, em Braga. A Casais acredita que o apoio da empresa sueca é fundamental para conseguir espaços com “um design democrático e soluções acessíveis”. 

“O seu contributo vai além do fornecimento de mobiliário, focando-se na criação de ambientes funcionais, sustentáveis e acolhedores que promovem o bem-estar, a integração e o impacto positivo na comunidade estudantil”, refere a construtora.

“Na IKEA acreditamos que todos os estudantes merecem espaços onde se sintam verdadeiramente em casa. O quarto de uma residência é, para muitos, a primeira casa fora de casa, e o nosso objetivo é que seja um ambiente confortável, funcional e acessível”, afirma Leandro Teixeira da IKEA Portugal. 

Com um investimento de 22 milhões de euros, obtidos através do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior, é o primeiro alojamento estudantil construído com recursos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), segundo o “Diário de Notícias.”

“Este projeto demonstra como é possível conjugar qualidade, inovação e sustentabilidade, criando um ambiente propício para os estudantes. Estamos muito satisfeitos por ver a Residência de Beja quase concluída e convictos do impacto positivo que terá na comunidade académica”, afirma António Carlos Rodrigues, diretor-geral do Grupo Casais

A obra “está praticamente concluída”, segundo a construtora, mas a data de abertura oficial ainda não é conhecida. Deverá realizar-se ainda este mês. 

residência

ARTIGOS RECOMENDADOS