No que diz respeito a waffles, as originais são quase sempre melhores. E as melhores são feitas na Bélgica. Mas mesmo por lá, a receita não é consensual. Em Liège, esgrimem-se argumentos pela superioridade da waffle local, por oposição à da capital. Enquanto a versão de Bruxelas é leve, retangular e pensada para ser servida com coberturas, as Liège waffles são arredondadas, mais cheias e podem ser comidas simples, ainda quentes ou mesmo frias.
A receita remonta ao século XVIII, altura em que terá sido criada pelo chef do príncipe-bispo de Liège. Origens à parte, a verdade é que esta diferença reside sobretudo na forma de preparar a massa.
As de Liège dão tempo de fermentação à massa, o que a torna mais densa e rica. É precisamente essa fórmula que vamos partilhar e que, depois de bem feita, pode ser comida assim mesmo, para uma versão menos doce — ou ornamentada com diversos toppings à escolha.
À exceção de um ingrediente opcional, mas muito típico, terá naturalmente que ter uma máquina de waffles, preferencialmente um de base mais funda.
Do que precisa
— 6 gramas de fermento seco
— 9,5 gramas de açúcar branco
— 90 ml de leite morno
— 2 ovos
— 90 gramas de manteiga derretida
— 1 colher de chá de essência de baunilha
— 180 gramas de farinha
— 100 gramas de açúcar pérola
— 1/4 colher de chá de sal
Como se faz
Aqueça o leite e verta-o para uma taça. Junte o açúcar e o fermento, mexa e deixe repousar durante 15 minutos, até formar espuma. Adicione a manteiga derretida, a baunilha e os ovos. Misture bem.
Noutra taça maior, coloque a farinha com o sal. Abra um espaço no centro e junte a mistura líquida. Bata até obter uma massa húmida. Deixe repousar 30 minutos num local quente, tapado com um pano húmido, até duplicar de volume. Se preferir, coloque no forno à temperatura mais baixa (cerca de 30 graus).
Quando a massa estiver pronta, pode acrescentar açúcar em pérola (opcional, mas tradicional, disponível em lojas de pastelaria). Ligue a máquina de waffles e unte com manteiga. Coloque uma colher generosa de massa em cada base, feche e deixe cozinhar cerca de cinco minutos, até ficarem crocantes por fora e douradas.
Sirva simples ou com os toppings que preferir.