O chocolate viral do Dubai chegou a Portugal e não deixou ninguém indiferente. De um lado posicionaram-se os que queriam provar e do outro os que já não podem ouvir falar sobre o doce. Há quem vá mais longe e admita mesmo que já “tenha enjoado mesmo sem experimentar”. No entanto, há uma sobremesa que parece inspirada na especialidade e que está a ser um sucesso nas redes sociais: salame de chocolate com pistácio.
O doce foi criado pela Chocolame, uma empresa de Sintra, e está disponível em algumas lojas do País. Alguns clientes que o provaram e partilharam nas redes sociais.
O salame, feito com uma textura cremosa e pedaços de pistácio, tornou-se famoso nas redes, com dezenas de pessoas a partilhar a sobremesa. No entanto, quem o quiser encontrar pode tentar passar pelo Continente mais próximo. A sobremesa custa 4,99€ e é vendido em embalagens de 400 gramas
O Chocolate do Dubai ganhou fama mundial depois de a criadora de conteúdos Maria Vehera ter partilhado um vídeo a prová-lo em 2023. No entanto, a criação original pertence à Fix Dessert Chocolatier, nos Emirados Árabes Unidos, que lançou a receita em 2021.
A fundadora da marca, Sarah Hamouda, revelou que a inspiração veio do knafeh, uma sobremesa tradicional do Médio Oriente. “Não é apenas uma barra de chocolate, queremos criar uma experiência”, afirmou em entrevista à “CNN”.
Desde que se tornou viral no TikTok, a procura disparou: os pedidos passaram de seis para 500 por dia. Atualmente, as barras de 200 gramas estão disponíveis apenas no Dubai e em Abu Dhabi, onde custam cerca de 20€.
Ver esta publicação no Instagram