Há dois anos, Simone Dias estava na missão de escolher um vestido de casamento e percebeu que a experiência foi bem diferente da que cresceu a ver nos filmes. Apaixonou-se por um modelo de corte sereia, mas sentiu falta da magia de sair do provador enquanto as amigas a esperavam, a beber champanhe, e um profissional dava sugestões personalizadas.
Este desafio aproximou-a ainda mais da amiga Laísa Nogueira, que ficou noiva no ano seguinte. Simone ia ser madrinha da cerimónia e quis que a aventura fosse ainda mais especial, mas, mais uma vez, não havia espaços em Portugal que criassem o ambiente pretendido.
A ideia estava no papel há muito tempo e, no início deste ano, tornou-se finalmente realidade. As amigas decidiram unir forças para abrir a Soul Noiva, uma loja na Penha de França, em Lisboa, a 25 de agosto. O espaço oferece vestidos, sapatos e acessórios através de uma experiência o mais personalizada possível.
“Há mulheres que procuram certos modelos que, querendo ou não, podem não combinar com elas. Acham bonito, mas não ficam tão bem”, explica Simone à NiT. “Tudo começa na curadoria, com uma análise, em conjunto com a noiva, daquilo que encaixa na perfeição no gosto e no corpo dela.”
A pessoa chega, senta-se com as duas sócias, de 33 e 31 anos, e explica o tipo de desenho que idealiza. Com um café ou uma taça de espumante na mão, consoante a preferência, tem um momento onde pode explorar, sem pressa, todas as possibilidades.
Simone e Laísa contam com um catálogo extenso, com opções que vão dos mais clássicos e brilhantes aos contemporâneos e minimalistas. A seleção é sempre feita com a ajuda das duas que, embora não tenham experiência com moda nupcial, se descrevem como apaixonadas pela área.

Naturais do Brasil, mudaram-se ambas para Portugal há cerca de 10 anos: Simone pela primeira vez, Laísa regressou após ter morado cá, com a mãe, durante a infância. Para trás, ficaram os trabalhos como consultora de vendas e administrativa, respetivamente, abrindo espaço para se dedicarem a este novo interesse.
Começaram logo a explorar opções e, atualmente, trabalham em exclusividade com duas designers ucranianas. Todos os vestidos são criados à mão por elas com base nos pedidos específicos de cada cliente. “Mais tarde, pode ser colocado no catálogo, mas a primeira venda será sempre da noiva.”
A noiva sai com o visual completo
“Toda a gente diz que a loja é bem ampla”, revelam as amigas, sobre o espaço de 100 metros quadrados. Com um design “simples e minimalista”, divide-se em várias áreas como a receção, a sala de noiva, a área de exposição e ainda um escritório intimista onde acontece o processo.
Entra-se e há um espaço inicial onde a companhia da noiva se pode sentar a beber um café. Mais à frente, na área central, os modelos dos vestidos dividem-se entre manequins e charriots.
“Uma das coisas que mais ouvimos é que já tinham ido a lojas em que não se conseguiam motivar. Normalmente, os vestidos têm uma cauda muito grande e quase não se conseguiam trocar”, admite Laísa.
Em exposição, há também sapatos e um “cantinho do véu”, com vários tamanhos e tipos de renda, para ver como fica com o vestido escolhido. “Há lojas em que entramos e que nem sapatos tem. Queremos que uma mulher saia de cá e não tenha de se preocupar com mais nada.”
Na sala da noiva, há um sofá e um provador enorme onde se experimentam as peças. Levanta-se o cortinado e, tal como numa série de televisão, quem ali estiver a aguardar pode dar a sua opinião. “É o momento mais importante do processo para a noiva”, acrescenta Simone.
Acrescentaram ainda o escritório, onde se sentam a falar com a noiva, e um gabinete, que ainda não está pronto, mas que será dedicado, em exclusivo, às madrinhas e damas de honor. “Vamos colocar várias peças de cerimónia para que, juntamente com a noiva, possam sair com o corte e tecido que desejam.”
Outro dos diferenciais da Soul Noiva é que trabalha com o aluguer, “o que é muito raro” no universo nupcial, confessam. “Existem dois tipos de noiva. A Laísa é a que ficaria com o vestido, eu sou a que alugaria”, continua. “Há muitas mulheres que preferem fazer a devolução no final e fica muito mais em conta.”
O nome, além da referência à palavra “alma”, em inglês, é também uma tentativa de adaptar a expressão “sou noiva”. Afinal, é “uma loja de noivas para noivas”, dizem, sem esquecer a intenção de ter as iniciais de cada uma das sócias presentes no conceito.
A longo prazo, o catálogo vai continuar a crescer e talvez explorem o lado do noivo. “Várias pessoas nos têm perguntado se temos opções masculinas. Deu para perceber que é uma área a ser explorada, assim como a organização de festas. Há muitas áreas interessantes que podemos experimentar.”
Quanto aos preços, os valores começam, em média, a partir dos 950€ e podem chegar aos três mil euros.
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