“As pessoas sentem magia quando chegam aqui.” A afirmação de Sérgio Cabral, um dos responsáveis da PromoStock, a nova low cost que está a convencer os portugueses, é fácil de comprovar. A loja chega a ter filas de uma hora com pessoas à espera para pagar. Até nos dias de chuva é obrigado a fechar a porta após atingir a capacidade máxima.
O novo espaço da marca, que descreve como “o paraíso dos produtos para a casa”, abriu a 21 de fevereiro na zona de Rio Tinto, em Gondomar, com milhares de produtos a preços muito baixos. Os clientes entram com uma certeza: o preço máximo, seja qual for o artigo, é sempre 2€.
Esta foi a quarta inauguração desde que o conceito chegou a Portugal, em abril de 2024, com um ponto de venda em Vila Nova de Gaia. Seguiram-se estreias no Porto, em maio, e em Braga, em junho. Todos os espaços estão a funcionar no norte.
A ideia de trazer este negócio neerlandês para Portugal surgiu depois do responsável comprar os direitos da marca aos proprietários originais, numa altura em que reparou que “comprar barato virou moda”, explica. Tudo porque o País se tornou um verdadeiro paraíso das lojas low cost. Falamos, por exemplo, da chegada da polaca Pepco, das germânicas Kik e Tedi, da dinamarquesa Normal ou das também neerlandesas Zeeman e Action.
Porém, Sérgio sabia que se podia destacar pelo know how que tem no mundo do retalho. Desde 1998 que se dedica à importação e revenda para várias lojas dedicadas a vender artigos baratos. “Sempre nos focámos em lojas mais tradicionais, mas este conceito tem evoluído muito nos últimos anos.”
Quanto à oferta, vai poder encontrar um pouco de tudo, mas o foco está sempre em artigos utilitários para o lar. Há dezenas de detergentes, louças, tesouras, caixas para armazenar comida, tapetes, tábuas, brinquedos, cortadores de batatas e vegetais, champôs, mas também chocolates, cafés e bebidas. Existem sempre surpresas.
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Além disso, vai encontrar referências de marcas bastante conhecidas no mercado. Pantene, Evax, Nivea, Listerine e Colgate são apenas alguns dos exemplos de etiquetas que reconhecerá nas prateleiras. Os bestsellers são sobretudo artigos de higiene pessoal ou de limpeza para a casa, sendo que o mais vendido é o detergente líquido de marca própria, SK.
“Quando abrimos a primeira, em Gaia, revelou-se rapidamente um caso de estudo”, explica Sérgio. Começaram por uma pequena loja de 70 metros quadrados, mas a mais recente já tem cerca de 2 mil metros e não pára de crescer. Inicialmente tinha três caixas, mas já vão aumentar para sete.
“Já tínhamos pedidos de muita gente para chegarmos a lojas em todo o País”, refere. Porém, estão a seguir um modelo circular, tendo começado no norte do País, já que a sede da empresa fica em Braga. “Há aqui uma força avassaladora porque os preços deixam as pessoas incrédulas.”
Para conseguir estes preços não aposta apenas em excedentes de stock, mas também procura oportunidades em mercados onde estes artigos são mais baratos. Os detergentes da Fairy, por exemplo, surgem da Croácia, enquanto os chocolates Milka são importados da Polónia.
Nos últimos três meses, revela Sérgio, a PromoStock importou mais de 60 mil propostas. “É a experiência de muitas viagens e parcerias com fornecedores da Holanda, onde surgiu o conceito”, explica. “Não é possível comprar apenas no mercado nacional. Temos que ir mais além.”
Em breve, a retalhista vai lançar uma loja online onde poderá fazer compras diretamente. O objetivo é abrir espaços de norte a sul do País, seguindo um percurso linear, mas “tem de ser tudo muito bem negociado”, conclui. A plataforma surge para colmatar “os constantes pedidos” que recebem nas redes sociais.