Estreado em 2006 nos cinemas, “Os Fantasmas de Goya” traz uma nova perspetiva sobre um dos pintores espanhóis mais famosos do século XVIII. A obra, que chegou à Netflix a 21 de agosto, é uma recriação histórica dura e provocatória daquele período, escrita e realizada por Milos Forman.
O argumento acompanha Francisco de Goya (Stellan Skarsgård), que tenta consolidar a sua expressão artística numa época em que a Inquisição da Igreja tinha mais força do que próprio rei. A sua vida muda por completo depois de a sua musa, Ines (interpretada por Natali Portman), ser presa sob acusação de ter ascendência judaica e se recusar a comer porco.
Ao ser contratado para fazer o retrato do irmão Lorenzo (Javier Bardem), um monge que se posiciona a favor da perseguição religiosa, o protagonista vê-se confrontado com um dilema moral: optar pela sua fonte principal de sustento, ou pela necessidade de documentar as atrocidades que vê serem cometidas pela igreja.
Além de “Os Fantasmas de Goya”, o realizador checo Milos Forman foi responsável por filmes como “Amadeus”, de 1984, e “Voando Sob um Ninho de Cucos”, de 1975. As duas obras valeram-lhe o Óscar de Melhor Realização e o Óscar de Melhor Filme. Considerado um dos maiores génios da história do cinema, morreu em abril de 2018.
Carregue na galeria para conhecer outras novidades que chegaram à televisão e ao streaming em agosto.