Cozinhar a própria carne virou tendência. E a prova é que, em Lisboa, os restaurantes dedicados ao típico barbecue asiático se têm multiplicado nos últimos meses. O mais recente chama-se Tokyo BBQ House e é uma estreia. Ali, em serve-se a especialidade, mas à moda japonesa.
A grande diferença está nos temperos, segundo os responsáveis do espaço, inaugurado a 14 de junho. “Na versão coreana da especialidade as carnes vêm temperadas e prontas a serem grelhadas. No caso do barbecue japonês, os condimentos são colocados na mesa e o cliente tempera a gosto”, explicam Hu Lin Zhi e Pan Wang Wu, donos do restaurante. “É tudo mais personalizado”, acrescentam.
A ideia do casal, que já tinha o Sea Palace, dedicado a dumpligs, e o Sakura, de sushi, era inovar. Após 15 anos em Portugal e vários negócios de restauração, sentiram que estava na altura de trazer um conceito diferente e em crescimento no resto do mundo. “O objetivo sempre foi criar um espaço alusivo à gastronomia e cultura japonesa, daí a escolha do nome Tokyo BBQ House”, referem.
O espaço tem capacidade para 280 lugares, divididos entre o interior e a esplanada. A decoração foi pensada para criar uma experiência imersiva, em que os clientes tenham a perceção que foram transportados para o Japão, mas sem sair ali da zona do Parque das Nações.
“Temos kimonos que os clientes podem vestir e aproveitar a refeição mesmo à moda japonesa. A decoração tem vários detalhes que trouxemos diretamente do país”, referem. As mesas, com espaço para seis pessoas, estão equipadas com grelhadores, mas também com exaustores, para que ninguém saia do espaço a cheirar a fumo. “É tudo muito privado para garantir que a experiência é realmente tranquila.”
Como resultado dos hábitos asiáticos, também ali no restaurante têm cuidados redobrados com a limpeza e higiene. Sempre que os funcionários reparam que, durante as refeições, a chapa está a ficar demasiado suja, trocam-na, e adicionam carvão também à medida que se apercebem que é necessário.
À chapa chegam camarões, polvo, lulas, peças da vazia, angus, entrecôte, costeleta de porco ou de cordeiro, que depois são complementadas com diferentes vegetais como espargos e milho. O único corte que não está incluído no menu all you can eat (que custa 21,90€ durante a semana e 23,90€ aos fins de semana) é a estrela da casa: a wagyu.
Quem preferir pode também pedir ramen, gyozas, macarrão de peru japonês ou mesmo arroz chau chau com molho de lulas, sem pagar mais por isso. Já as bebidas são à parte e a carta é extensa: há cocktails, cerveja e vinho, mas os sakés continuam a ser os bestsellers. Ali têm a particularidade que podem ser servidos quentes ou frios.
A melhor altura para fazer uma reserva no Tokyo BBQ House é às sextas e sábados à noite, quando há música ao vivo. “Já tivemos algumas atuações ao longo destas primeiras semana e o ambiente é ótimo.”
O espaço foi preparado para uma experiência imersiva que começa durante a refeição e termina com a oportunidade de compra de produtos japoneses na loja inserida no restaurante. Há ainda um telefone típico e máquinas de jogos para deixar os mais novos entretidos durante ou após a refeição.
Carregue na galeria para descobrir o novo paraíso das carnes grelhadas ao estilo japonês em Lisboa.