NiTletter
Cultura
NEW iN ROCKWATTLET'S ROCK

Televisão

Tudo o que precisa saber (ou lembrar) antes de ver a última temporada de “Squid Game”

Os episódios chegam à Netflix esta sexta-feira, 27 de junho, depois do desfecho chocante da segunda season. Volta centrar-se em Gi-hun, o Jogador 456.

Mais mortes, jogos sádicos e um desfecho trágico, mas, ao mesmo tempo, esperançoso. A terceira e última temporada do fenómeno global “Squid Game” estreou esta sexta-feira, 27 de junho, na Netflix. Segundo o que Hwang Dong-hyuk, o criador da obra, contou à plataforma, podemos esperar muita vingança, sobrevivência e “questões que fazem parte da natureza humana”.

A segunda temporada estreou a 26 de dezembro de 2024, ou seja, há apenas seis meses. Apesar de ainda ser recente, a verdade é que muitos detalhes importantes já foram esquecidos pelos fãs que, desde então, não tiveram oportunidade de rever os episódios.

Foi a pensar nisso que a NiT decidiu recapitular tudo o que aconteceu nos últimos episódios de “Squid Game” — que expandiram a história para além dos jogos em si, acompanhando várias personagens em percursos distintos que acabaram por se cruzar.

A temporada arrancou quatro anos após a vitória de Gi-hun. Agora fora dos jogos, tem apenas um objetivo: vingar-se. Para isso, recruta Sr. Kim e Woo-seok para localizar o Recrutador. A operação é conduzida a partir de um carro repleto de telemóveis, enviando equipas em pares para estações de comboio à procura do alvo.

Após dias e dias de tentativas falhadas, o grupo encontra o homem a jogar ddakji e segue-o até um parque onde o veem a atormentar pessoas em condição de sem abrigo, obrigando-os a escolher entre pão e bilhetes para a lotaria.  Quando Kim e Woo-seok o tentam seguir, são apanhados.

O Recrutador força-os a jogar “Pedra, Papel, Tesoura, Menos Um”, uma versão macabra que envolve roleta russa — e Kim acaba por morrer. Finalmente, Gi-hun consegue encontrar-se com o recrutador e, num quartel improvisado, fazem uma partida de roleta russa. A sorte do Recrutador acaba e morre durante o jogo.

Paralelamente, Jun-ho regressa à polícia, agora com funções menores. No entanto, dedica o seu tempo livre à busca pela ilha com a ajuda do pescador Capitão Park, que o salvou após ser baleado pelo líder dos jogos. Numa operação de controlo de trânsito, reconhece o nome de Gi-hun, descobre a morada do seu quartel e reencontra-se com o protagonista.

Juntos, investigam os pertences do Recrutador e procuram um convite para uma festa dos VIPs, onde Gi-hun se infiltra com um rastreador escondido num dente falso. No entanto, o plano é interceptado pelo Líder dos jogos.

O Front Man, como também lhe chamam, comunica através de uma coluna escondida. Percebendo que esta poderá ser a sua única oportunidade de obter provas, o protagonista exige ser reintegrado nos jogos.

O seu pedido é ouvido e, quando acorda, está novamente com a farda de 456, o seu número na primeira temporada, e depara-se com ligações pessoais inesperadas. No recinto, encontra o seu amigo Jung-bae e é abordado por Seon-nyeo, uma mulher que lhe fala de “almas vingativas” que pairam à sua volta.

Quando vê que o seu rastreador foi atirado para um balde com isco de peixe, Gi-hun percebe que vai ter de jogar a sério porque não há ninguém para o salvar. Tenta alertar os outros concorrentes, mas ninguém acredita até ocorrerem as primeiras mortes no jogo semelhante ao Macaquinho do Chinês.

Os momentos de descanso entre as mortes acabam por revelar mais ligações entre os participantes. Lee Myung-gi, um influenciador que falava sobre moedas cripto, reencontra a ex-namorada Jun-hee, que agora está grávida. Depara-se ainda com antigos fãs falidos devido aos seus conselhos financeiros, incluindo o rapper Thanos e o segurança Nam-gyu.

O leque de concorrentes também inclui Geum-ja e Yong-sik, mãe e filho, que entram no jogo para pagarem as dívidas. O Front Man também se infiltra como jogador sob o nome falso de Oh Young-Il, participando na primeira votação que permite a continuação dos jogos e aproximando-se de Gi-hun.

A temporada culmina numa rebelião liderada pelo grupo de Gi-hun, que se alia a Hyun-ju, Gyeong-seok e outros. Após uma votação empatada, que gera uma pausa de 24 horas, recusam participar na violência noturna. Quando os guardas entram para verificar corpos, fingem-se de mortos e reagem, tomando o dormitório com armas capturadas.

Juntamente com o infiltrado, criam um plano para invadir a sala de controlo. No entanto, o Líder dos jogos engana-os: finge estar morto via rádio, troca de roupa e revela a sua identidade, executando Jung-bae mesmo à frente de Gi-hun.

Dando seguimento ao desfecho do último episódio, a nova temporada volta a centrar-se em Gi-hun, o Jogador 456. “Ainda assombrado pela traição e perda do seu aliado mais próximo, Jung-bae, Gi-hun enfrenta novos perigos — incluindo o Front Man, que chocantemente infiltrou a rebelião disfarçado de Jogador 001”, refere a Netflix.

Carregue na galeria para conhecer outras séries e temporadas que estrearam em junho nas plataformas de streaming e canais de televisão.

ARTIGOS RECOMENDADOS