Quando pensa em liberdade, Tiago Graça imagina sempre “a sensação da brisa no verão” — seja numa caminhada junto à praia ou numa tarde passada na varanda. É precisamente esse sentimento que o jovem, que admite nem sempre se ter sentido livre ou confiante, queria transmitir às pessoas que o seguem.
Esta foi a motivação para o criador de conteúdos lançar a Breezy Sensation, uma nova marca de roupa que quer criar “uma sensação sem igual”, como afirma o slogan. Lançada a 6 de junho, conta com propostas unissexo que seguem um estilo descontraído, arejado e descomplicado.
“Há cerca de um ano, estava no evento de uma marca a usar uma peça do género. Foi quando parei para pensar que havia uma lacuna no mercado, pois não conhecia projetos que vendessem exclusivamente roupa deste estilo”, explica à NiT o criativo, de 22 anos, destacando o gosto por peças perfuradas e rendadas.
A paixão pela moda tem vindo a crescer desde que Tiago se começou a dedicar ao digital. Foi após quatro anos a estudar Relações Internacionais, na Universidade de Lisboa, que percebeu que não se sentia feliz naquela área e começou a explorar as redes sociais. As brincadeiras acabaram por dar certo.
Desde então, o influenciador soma parcerias com várias marcas, trabalhou como modelo em campanhas fotográficas e tem frequentado, de forma assídua, em semanas da moda. Pelo meio, ainda participou no reality show da TVI “O Triângulo”, oportunidade que o ajudou a ultrapassar os 70 mil seguidores.
O passo seguinte, decidiu, tinha de ser a criação de um projeto próprio. A ideia para os desenhos da primeira coleção, composta por duas peças unissexo — um colete justo e uma camisa folgada — já estavam há algum tempo na cabeça do fundador.

“Sabia que queria apostar numa paleta mais clara, a pensar no início do verão. Quando começa a ficar calor, as pessoas começam a querer usar mais branco, tons crus e pastéis”, acrescenta Tiago.
Porém, adianta que a Breezy Sensation não será uma marca sazonal e, por isso, já está a pensar em peças para o inverno. “O objetivo não é lançar duas coleções por ano, mas alguns drops esporádicos quando fizer sentido.”
Outra das partes mais importantes da criação da marca foi a escolha dos tecidos, tendo apostado em peças feitas 100 por cento algodão orgânico. Durante este processo, mandou vir amostras de várias partes do mundo até que decidiu que os tecidos teriam de ser fornecidos por confeções nacionais.
Todo o processo acontece no norte de Portugal, mais precisamente em Guimarães, seguindo os critérios de qualidade das fábricas portuguesas. “Quis investir até à qualidade corresponder às expectativas que tinha para esta marca”, confessa.
Apesar da resposta positiva, Tiago não esconde os obstáculos deste desafio. “Fui precisando da ajuda de muitas pessoas à minha volta. Como não tinha experiência, toda a parte de registar o nome ou avaliar amostras foi complicada, porque sou muito perfecionista. Quando um detalhe não estava como queria, mandava para trás”.
O esforço reflete-se nas pessoas que tem conseguido atingir. Há uns dias, quando publicou uma fotografia da viagem dos avós até Cabo Verde, com propostas da Breezy Sensation, não deixou margem para dúvidas: apesar do seu público ser maioritariamente jovem, quer que esta marca seja para todas as idades, géneros e corpos.
“Queria muito desconstruir a ideia de que temos de nos tapar e não podemos mostrar muita pele”, sublinha, acrescentando que, para o segundo drop, quer designs ainda mais ousados, mais inspirados no verão e com mais recortes. “Sinto que a primeira linha foi uma espécie de aquecimento.”
“Já sabia que o público que tinha ia gostar do conceito, porque fui lançando pistas do que ia fazer. Queriam este estilo agora que o calor chegou”, conclui. E, nos próximos tempos, haverá ainda mais dicas sobre o que o futuro reserva à marca. “Quero criar uma comunidade, porque sinto que as pessoas estão, cada vez mais, à procura de uma.”
A primeira coleção está disponível no site da Breezy Sensation. Os preços variam entre os 39,99€ e os 49,99€.
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