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Moda

“Vogue” publica campanha da Guess com modelo criada por IA. Está a ser arrasada pelos leitores

"A Anna Wintour saiu há duas semanas e [a revista] já está na merda", lê-se numa publicação viral no X (antigo Twitter).

“Uma vergonha”. É assim que está a ser descrita a edição de agosto da “Vogue” norte-americana. Em causa está uma campanha publicitária da Guess, publicada em duas páginas da revista, que não seria, à partida um tema polémico. No entanto, a modelo que surge nas imagens não é uma mulher real, mas sim uma criação de Inteligência Artificial. Os leitores não ficaram satisfeitos. 

A campanha mostra uma mulher com cabelo loiro comprido e ondulado a posar com dois looks diferentes, em folhas separadas. Numa das imagens, aparece sentada numa esplanada com uma chávena de café, onde veste um macacão azul-claro com detalhes florais em rede, acompanhado de um relógio e colar dourados da marca. 

Na outra, a mesma modelo usa um vestido com padrão ziguezague a preto e branco, a segurar uma mala a condizer, em frente a uma loja com chapéus expostos na montra. Na margem da publicidade, em letras pequenas, pode ler-se que a sessão foi produzida por “Seraphinne Vallora on AI”, uma agência que desenvolve campanhas de marketing editoriais e vídeos cinematográficos impulsionados por Inteligência Artificial. 

O anúncio não passou despercebido aos fãs mais atentos e tornou-se viral no X (antigo Twitter) nesta quinta-feira, 24 de julho. Uma das publicações já conta com mais de 140 mil gostos. No post, lê-se: “A Anna Wintour saiu há duas semanas e [a revista] já está na merda.”

“Isto é triste. Há tantas pessoas que adorariam estar numa revista como esta e estão a dar essas oportunidades à IA”, respondeu um utilizador. “É perturbador. Este é o caminho que a IA não devia seguir”, comentou outro.

“Nem a indústria da moda escapou à Inteligência Artificial”, lê-se num comentário. “Ótimo. O novo padrão de beleza será literalmente inatingível porque nem sequer é real”, lamenta outro utilizador. Por outro lado, houve quem olhasse para esta campanha de forma mais positiva. “O futuro chegou. Demora menos tempo e é muito mais barato.”

Este anúncio surge cerca de um ano após a OpenAI e a Condé Nast (que detém a “Vogue”) anunciarem uma parceria. O acordo prevê que o ChatGPT e o motor de pesquisa SearchGPT exibam conteúdos da revista e de outras publicações como a “GQ”. Na altura em que a colaboração foi anunciada, soube-se que poderá durar vários anos.

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