Um apagão lançou o caos em toda a Europa na manhã desta segunda-feira, 28 de abril. Várias regiões de norte a sul de Portugal foram afetadas, assim como diversos países europeus, como Espanha, Alemanha, França e Itália.
No entanto, os arquipélagos da Madeira e dos Açores não foram afetados completamente pela falha geral de eletricidade, segundo apurou a NiT. No caso da Madeira, segundo o “Diário de Notícias da Madeira”, existe eletricidade, mas não rede. A causa ainda não foi divulgada e o site da E-redes está em baixo.
Postes de alta tensão, instituições financeiras, aeroportos e hospitais em mais de 15 países terão sido afetados. Os aeroportos de Lisboa, Frankfurt, Paris e Madrid, por exemplo, estão a enfrentar falhas no sistema, causando atrasos nos voos.
Segundo a E-Redes, citada pelo “Expresso”, a interrupção deveu-se a “um problema na rede elétrica europeia, que afetou a rede nacional. Por indicação, foi necessário proceder a cortes de energia em algumas zonas específicas para garantir a estabilidade da rede. A reposição do serviço está a ser feita de forma progressiva.”