Durante o período que passou a fazer Erasmus no México, em 2018, Frederico Telo andava quase sempre com um sumo de fruta na mão. Se lá não faltavam opções de cadeias saudáveis, quando voltou a Portugal percebeu que não encontrava opções que ajudassem a colmatar as saudades daquele período.
A ideia ficou adormecida até ao ano passado, quando visitou Copenhaga, com a namorada e se deparou com a marca Joe & The Juice, disponível em mais de 200 localizações. “Numa noite de copos conheci o sobrinho de um dos criadores e contou-me a história toda. Deu-me uma vontade brutal de avançar”, recorda à NiT.
Inspirado por esta experiência, decidiu lançar o Healthy Junkies, um novo café que abriu oficialmente a 12 de maio, no Marquês de Pombal, em Lisboa. Com um conceito virado para a saúde e bem-estar, foca-se nos sumos de fruta, mas também oferece smoothies, sanduíches e cafés de especialidade.
Telo, que também é fundador da marca Imago, criada em 2017, juntou-se aos sócios Rui Oliveira e Francisco Bessone, os donos do Nómada, que contam com quase 10 anos de experiência na restauração. O plano ganhou forma quando surgiu o quarto elemento, Zé Alves Ribeiro, “que respira um estilo de vida saudável”, segundo o empreendedor.
O destaque do menu são os sumos cold pressed, que são feitos apenas a partir de fruta, sem recurso a conservantes, açúcares, nem mesmo água. Todas as opções são 100 por cento naturais e, graças à elevada pressão hidráulica a frio, é possível manter todos os nutrientes dos alimentos espremidos, garantindo o sabor original.
Há misturas como a The Hangover One (5,40€), com laranja melão e cenoura, a Chill Pill (5,90€), com maçã, gengibre e morango, a Low-Calorie (5,40€), com pepino, limão e ananás ou a Blood Circulation Helper (6,40€), com uva, morango, maçã e beterraba.

Outro dos destaques são os smoothies com leite vegetal e sem lactose, com a particularidade de os clientes conseguirem adicionar uma colher de proteína, creatina ou colagénio. Esta opção foi lançada a pensar nos clientes que fazem desporto e que procuram uma pausa após o treino.
Caso que faça acompanhar por um companheiro de quatro patas, tem a oferta de um Wooffccino, uma espécie de capuccino para cães. Feito a partir de natas batidas sem açúcar, com um biscoito no topo, “é um produto super instagrammável para as pessoas tirarem fotografias”, refere.
No caso da comida, destacam-se as refeições leves, pouco calóricas e tão fáceis de transportar como os sumos. É o caso dos seis paninis — The Classic (7,90€), Tuna Smash (7,90€), Chicken (7,90€), Japanese Tuna (8,90€), Smokey Salmon (8,90€) e Stracciacado (8,90€) —, feitos a partir de pão integral, ou três bowls para quem não quer comer pão. Uma delas segue a receita da famosa salada de Matthew McConaughey.
“Tudo é feito com ingredientes frescos. Não temos frigideiras, nem fornos, porque não queremos ser uma cozinha pesada”, afirma Frederico, sublinhando que a oferta dá resposta a quem procura o Healthy Junkies antes, durante ou após a hora de almoço.
Apesar do conceito grab & go, quem preferir sentar-se, encontra 30 lugares no interior do restaurante e seis na esplanada. É na parte de dentro que se esconde um canto dedicado ao café de especialidade, onde a equipa cria o seu própria combinação e também vende café a grão.
“Temos o potencial para ser uma paragem onde as pessoas tiram o computador e aproveitam o espaço para trabalhar”, continua, destacando que lançaram uma oferta complementar de pastelaria, com bolos menos calóricos, a pensar nestes nómadas digitais.
Uma das principais iniciativas do Healthy Junkies é a criação de um running club, lançado em parceria com os Iron Brothers. Miguel Ferreira Pinto é o embaixador destas corridas que arrancam este sábado, 17 de maio. O ritual vai repetir-se todos os domingos de manhã.
A corrida inaugural acontece após a primeira Wake Up Party, um evento mensal que vai decorrer no café, sendo que a próxima está agendada para 15 de junho. “Estas festas são muito populares lá fora, em que se organiza um convívio saudável e sem álcool, pela manhã, com DJs e influencers”.
Frederico, que ambiciona chegar às três lojas ainda este ano, tem também em mente parcerias com marcas ligadas à saúde, beleza e bem-estar, que encaixem no conceito do restaurante. É o caso da Holistic, conhecida pelos produtos para o cabelo, que vai ser a parceira do segundo convívio oficial.
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