Televisão

Nova temporada de série da Netflix: “Portugal é horrível. Um sítio péssimo, do pior”

As personagens de Steve Carell e Diana Silvers têm um diálogo curioso sobre o nosso País na segunda temporada de "Space Force".
Tem 10 episódios.

A segunda temporada de “Space Force”, criada por Steve Carell e Greg Daniels, estreou na Netflix a 18 de fevereiro. À semelhança do que aconteceu na primeira parte da história, a produção norte-americana volta a fazer referência a Portugal, desta vez num diálogo entre Erin Naird, personagem de Diana Silvers, e o General Mark R. Naird (Steve Carell). A conversa acontece nos momentos iniciais do sétimo episódio.

Quando a filha revela ao pai que acha que devia ir viver para Portugal, ele responde: “Isto vai parecer um pouco xenófobo, mas Portugal é horrível. Um sítio péssimo, do pior”. Trata-se de uma clara tentativa de a demover da ideia de viajar para longe dele, até porque “há excelentes trilhos de caminhada a 30 quilómetros” da base.

Na primeira temporada, contudo, a referência a Portugal surge logo no primeiro episódio, quando o general discursa sobre o regresso do Homem à Lua e revela o slogan escolhido pelo presidente norte-americano. “Botas na Lua! E apesar de isto consistir numa missão internacional, conjugando as melhores e mais brilhantes mentes do planeta, garanto-vos que serão botas americanas. Botas com pés americanos, quero dizer. Não temos a certeza onde as botas serão feitas. Talvez no México, talvez em Portugal. Estamos a receber candidaturas. Mas uma coisa é certa. As botas terão os nossos pés lá dentro”, diz o protagonista da série.

Quando estreou na Netflix, “Space Force” parecia destinada ao sucesso. A série é uma sátira ao investimento do antigo presidente norte-americano, Donald Trump, na criação de uma unidade no exército dos Estados Unidos focada na defesa espacial. A verdade é que, grande parte da crítica (leia a da NiT) especializada e dos fãs — que estavam à espera de um “The Office” passado no espaço — ficaram desapontados com o resultado final, mas isso não impediu a série de ser renovada para a segunda temporada.

No seu retornou à plataforma de streaming, a produção mostra, num registo quase meta, a preocupação da Space Force em justificar a sua existência no contexto governamental americano. Isso provocou um feedback mais positivo da crítica, que argumenta haver uma aproximação ao desejado registo minimalista de “The Office”.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT