Os mergulhos na Lagoa de Albufeira Interior, em Sesimbra, estão proibidos por tempo indefinido, revelou esta quarta-feira, 30 de agosto, a autarquia. A água foi considerada imprópria para banhos, na sequência de uma análise realizada pela Agência Portuguesa do Ambiente.
A Lagoa Interior foi classificada como zona balnear em 2017, as águas começaram a ser monitoradas no ano anterior, em 2016. Desde que foi classificada, é a primeira vez que as análises apresentam valores negativos. A autarquia anunciou que já foi feita uma contra-análise, tal como indicam os procedimentos legais, cujos resultados serão conhecidos na sexta-feira.
“Todos os resultados anteriores apresentam água com excelente qualidade para banhos”, refere a Câmara Municipal de Sesimbra. Os técnicos continuam no local a tentar identificar o motivo que justifique a alteração dos valores de referência. Espera-se que a normalidade possa ser retomada na próxima quarta-feira, altura em que serão feitas as novas análises.
A Lagoa de Albufeira está dividida em duas zonas balneares: a Lagoa-Mar, considerada por toda a praia na linha de costa ocidental, e Lagoa Interior, mais pequena e pouco profunda. As análises não abrangem a Lagoa-Mar, que continua a manter qualidade de água excelente e Bandeira Azul.
Se estiver por Sesimbra, pode sempre aproveitar para fazer um passeio no Black Flag, o novo barco turístico da região, pelas praias mais secretas do concelho. Ao longo de três horas terá oportunidade de visitar a famosa Praia da Ribeira do Cavalo, com água azul-turquesa que “faz lembrar o sudeste asiático”. As praias da Mijona e da Baleeira são outros dos destaques do passeio, bem como as grutas estreitas que irá conhecer ao longo do caminho.
A seguir, carregue na galeria para ficar a conhecer melhor esta embarcação e alguns dos pontos altos do passeio pelas praias de Sesimbra.