Gourmet e Vinhos

Estes novos raviolis da Mercadona prometem ser a estrela do verão

Recheados com limão e ricotta, ficam prontos em três minutos e custam pouco mais de 2€.
Mais uma novidade.

A Mercadona voltou a surpreender com uma proposta que promete conquistar as mesas de verão: uma nova versão dos tradicionais raviolis italianos, agora com um toque cítrico e inesperado. Inspirada nos sabores frescos da Sicília, esta edição limitada chega às prateleiras para celebrar os dias longos e as refeições leves da estação que aí vem.

A receita original remonta ao século XIV, em Itália. Eram pequenos embrulhos de massa recheada com ervas, queijos, carne ou outros ingredientes, cozidos em água ou caldo. Ao longo do tempo, o prato foi percorrendo o país e cada região criou a sua própria interpretação. Na Ligúria, surgiram versões com recheios de legumes como acelgas. Na Sardenha, deram origem aos culurgiones, semelhantes aos raviolis, mas com batata, queijo e hortelã.

A sugestão da Mercadona remete para os sabores da Sicília, onde o limão é um dos produtos mais emblemáticos. A nova versão, lançada na primeira semana de maio, junta limão e ricotta no recheio. Segundo Anabela Pontes, diretora de comunicação da marca, distinguem-se sobretudo pelo “sabor fresco”.

“A ideia desta receita surgiu como forma de termos opções pensadas especialmente para o verão. Os Summer fazem lembrar os dias longos de praia, em que chegamos a casa, tomamos banho, fazemos um jantar rápido, mas saboroso e aproveitamos o resto da noite”, explica.

São recheados com limão e ricotta.

Além do sabor, a marca destaca a rapidez de preparação. Em apenas três minutos, os raviolis estão prontos a servir. A recomendação é simples: ferver água temperada com sal e pimenta, juntar a massa e cozinhar durante três minutos em lume médio.

Produzidos em Trento, Itália, sob a marca própria Hacendado, cada embalagem traz 250 gramas e custa 2,15€. Se optar por consumir a dose inteira sozinho, deve ter atenção: ultrapassa as 600 calorias. Por cada 100 gramas, os raviolis têm 279 calorias, 36 gramas de hidratos de carbono e 7,9 de proteína.

A marca promete continuar a apostar no País e nos fãs portugueses. Os raviolis juntam-se às empanadas e aos gelados que já se tornaram presença habitual em muitos congeladores caseiros, ao preparado viral que pôs toda a gente a fazer doce de ovos, sem esquecer o detergente que praticamente todos os portugueses têm em casa — compram 1.700 embalagens por dia. Também vale a pena falar das torradas feitas com pão de croissant.

Estes são apenas alguns dos exemplos de sucesso da retalhista que tomou Portugal nos últimos cinco anos. A inauguração de novos espaços é sempre sinónimo de longas filas que começam a formar-se horas antes da abertura.

Outros dos motivos que justificam o êxito da cadeia que não “recorre à publicidade ou promoções” deve-se à capacidade de antecipação. “Em Portugal, apesar de ser uma forma diferente de atuar da restante concorrência, temos tido um feedback bastante positivo, porque viemos descomplicar a compra. Ao não aplicarmos estratégias promocionais, estamos a incentivar o consumo consciente, evitando o desperdício alimentar”, adianta o responsável pelo departamento de comunicação da Mercadona Portugal, André Silva.

A cadeia espanhola anunciou que ia dar início ao seu primeiro projeto de internacionalização, começando pelo nosso País, em 2016. No ano seguinte inaugurava o primeiro centro de Coinovação em Matosinhos para avaliar as tendências de consumo dos portugueses e depois criar e a adaptar os seus produtos. Dois anos depois abriam a primeira loja em Portugal, com mais de mil produtos pensados exclusivamente para o mercado nacional.

Atualmente, já existem 50 lojas Mercadona de norte a sul do País. A meta para os próximos 10 anos é chegar aos 150.

Carregue na galeria para conhecer os outros quatro produtos que os portugueses mais compram nas lojas da Mercadona. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT