Sejam escapadinhas curtas ou férias mais longas, muitas vezes os períodos onde devíamos aproveitar para relaxar e desligar do stress do dia-a-dia, fazem-nos voltar mais cansados do que fomos. A vontade de aproveitar tudo o que o destino escolhido tem para oferecer faz com que nos esqueçamos da importância de descansar apenas.
Nos últimos anos, tem surgido um conceito especialmente dedicado ao propósito de ajudar as pessoas a descansar de forma plena. O “sleep tourism” (ou turismo do sono, em português) é direcionado a quem opta por tirar férias para se focar exclusivamente no bem-estar do sono.
A expressão foi apresentada pela primeira vez em 2022 pela Global Wellness Institute (GWI), uma organização internacional de bem-estar. Desde então, tem conquistado especial atenção nas redes sociais.
“Há muito tempo que as pessoas avaliam a sua dieta e saúde física através do condicionamento físico, mas o próximo capítulo é o sono”, explicou Charlie Morley, especialista em sono e sonhos que escreveu quatro livros sobre o tema, à “National Geographic”.
“Os hotéis perceberam que as pessoas estão a usar estas viagens, quando estão longe do trabalho ou dos filhos, como uma oportunidade para realmente priorizar uma boa noite de descanso”, diz.
Apesar de muitos hotéis se assumirem como espaços ideais para descanso, este tipo de turismo vai mais além. O objetivo é criar uma experiência de viagem onde a melhoria do sono seja o foco principal, seja através de um retiro para aprender “a arte de dormir bem”, uma estadia com acompanhamento médico ou uma pausa relaxante com tratamentos diários de spa para induzir o sono.
A primeira unidade hoteleira do mundo especializada neste vertente nasceu precisamente em Coimbra, em 2021, antes do termo se tornar popular. A cidade portuguesa foi a escolhida para albergar o Hästens Sleep Spa —CBR Boutique Hotel, criado pelo grupo português O Valor do Tempo em colaboração com o aclamado fabricante sueco de camas Hästens.
O grande destaque são os materiais naturais utilizados na produção das camas, como a crina de cavalo, a lã, o algodão e o linho. Estas propriedades, em contacto com o estrado de madeira, acabam por promover “a eliminação de calor, de humidade e de eletricidade estática”. Esta é a chave para um sono perfeito.
Todos os 11 quartos estão equipados com as camas Hästens, complementadas por almofadas antialérgicas e preenchidas com penas.

De camas com inteligência artificial a colchões flutuantes
Um relatório da agência de marketing HTF Market Intelligence revelou que o setor mundial do turismo do sono vale mais de 608 mil milhões de euros e prevê-se que cresça mais 365 mil milhões até 2031.
Em 2022, os Estados Unidos também decidiram apostar no mercado em crescimento. Neste ano, o hotel Park Hyatt New York lançou as suites Bryte Restorative Sleep Suites, cujo principal objetivo é promover o sono e o relaxamento.
O segredo também está nas camas, compostas por um colchão de Inteligência Artificial (IA) que ajusta continuamente as suas zonas climáticas para garantir que o corpo passe por todas as fases de sono necessárias.
Por outro lado, as camas nem sempre são as responsáveis pelo sono ideal. Muitas unidades têm apostado numa experiência conhecida como “banho sonoro flutuante”, em que os participantes se deitam com uma manta, almofada e máscara de dormir num colchão de ar colocado na água, normalmente em piscinas.
Os hotéis Four Seasons, em Miami, e JW Marriott Phoenix Desert Ridge Resort & Spa, no Arizona, são alguns dos espaços que promovem a prática. São utilizadas técnicas de sound healing, uma terapia que utiliza o som e as vibrações para deixar os hóspedes mais relaxados.
@desertpaddleboards This isn’t just relaxation – it’s a transformational experience. 🌊✨ Our luxurious Floating Soundbath at JW Marriott Desert Ridge is the ultimate way to kick off your 2024. But with only 20 spots per class, you MUST act fast! ✅ February dates are filling up NOW. ✅ Perfect for relaxation, self-care, and resetting your mind. 🔥 Don’t miss out on the most peaceful event of the year – because when it’s full, it’s FULL. ➡️ check out desertpaddleboards.com to book your spot before someone else takes it. Feb 3rd & 18th ##SleepTourism##NatureTherapy#Wellness##Meditation##Yoga##SOUNDBATH##reiki##Yoga##FloatingSoundbath##LuxuryWellness##RelaxIn2024 ♬ Softly – Claudio Constantini
Em Portugal, o Algarve é a região com mais hotéis que oferecem terapias especializadas no sono. No The Magnolia Hotel, em Almancil, os quartos dispõem de camas confortáveis, lençóis de alta qualidade e a tecnologia My Sleep Hub — trata-se de um aparelho que, através de ondas sonoras e diferentes sons ambiente, proporciona aos hóspedes uma boa noite de sono.
Já no Solar Alvura Health Hotel, em Moncarapacho, os hóspedes são avaliados. Ao longo da estadia, têm vários programas à disposição, como aulas de ioga e fitness, massagens, workshops de introdução a atividade de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, entre outros.
Carregue na galeria para conhecer algumas sugestões de hotéis onde pode ter o sono ideal em Portugal.