Moda

Não estávamos preparados para ver isto: os óculos tipo olhos de mosca estão de volta

A ânsia de recuperar toda a excentricidade dos anos 2000 já se estendeu ao eyewear. Uma má notícia para muita gente.
A viagem no tempo continua.

Ao olhar para a lente única de alguns óculos — ou seja, aqueles modelos em as armações apresentam uma grande lente protetora estilo escudo que cobre os olhos e a ponte do nariz, também conhecidos por shield shades — a reação pode passar pela associação imediata aos óculos de ski ou desencadear a nostalgia de quem viveu os anos 2000. Enquanto as it girls recuperam tendências da era Y2K, como as sobrancelhas ultrafinas ou as calças de cintura descaída, um acessório da mesma década está a renascer das cinzas. Falamos dos óculos em forma de escudo, de tamanho XL, um statement que não ficou esquecido nesta onda revivalista.

Tal o vestuário, a maquilhagem e os cabelos também o eyewear passou por escolhas fortes e arrojadas no início do século. Quer esteja em fase de negação ou pronta para aceitar o regresso dos óculos olhos de mosca, este acessório que não passa despercebido vai ser difícil de ignorar nos feeds das redes sociais.

Este regresso tem vindo a ser construído nos últimos anos. Ainda no início de 2015, o designer Jeremy Scott aproveitou o estilo exagerado e irreverente da Moschino para levar os óculos de ski para a passarela. Na apresentação da coleção masculina de outono-inverno, o diretor criativo da marca colocou os modelos a desfilarem numa floresta coberta de neve com o acessório.

Rapidamente várias as marcas passaram a incluir o produto na sua oferta de eyewear, incluindo a Balenciaga. O empurrão que colocou o modelo novamente na ribalta foi dado por Kim Kardashian que se tornou fã assumida do modelo. Em 2018 a socialite trocou os designs menos imponentes pelas versões colossais e continua a manter-se fiel ao estilo que confere um ar desportivo, mas cool. Tornaram-se numa espécie de acessório inseparável complementando cada um dos looks de Kim. 

Nos últimos tempos, nomes bem conhecidos do público também se renderam ao modelo. O fenómeno Dua Lipa, por exemplo, surgiu no início do mês de março com um par castanho de tamanho excessivo — tal como a tendência pede. Também Kendall Jenner começou o mês de abril com uma publicação no Instagram onde usava um modelo mais metálico.

Dua Lipa não se poupou no tamanho dos óculos.

No verão, os óculos de sol são um toque quase obrigatório para complementar qualquer look. Surgem em modelos que vão das opções micro, do estilo “Matrix”, às gigantescas propostas Y2K, passando pelos modelos mais comuns, como os óculos redondos ou o estilo de aviador. Cada uma delas interage com o nosso rosto de forma diferente, favorecendo o formato da cara ou concluindo exatamente o oposto, pelo que até nas propostas mais inusitadas é possível encontrar a peça ideal para si.

Tendo em conta a avalanche de regressos a que temos assistido, o melhor é abrir o baú — caso tenha vivido a era — para prever os próximos regressos. Se a sua relação com a moda dos anos 2000 partir apenas da reinterpretação dos clássicos, as fotos de Paris Hilton ou os videoclipes de Britney Spears são uma boa forma de começar. Ambas servem como exemplos de duas estrelas que adotaram a tendência.

A primeira década do milénio destacou-se pela excentricidade, por vezes bastante kitsch, que também está patente em muitos destes modelos de óculos.

Carregue na galeria para conhecer algumas das propostas que estão a trazer a tendência de volta.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT